Frederico Garcia Lima é médico veterinário, trabalha desde 2006 com consultoria gerencial em fazendas de leite, atuando em várias propriedades, inclusive com fazenda ranqueada no top 100 do Milkpoint. Tem pós-graduação em Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solos. Trabalhou junto com empresas de consultoria, como a Equipe Prodap (hoje Exagro) e no Educampo. Possui ainda diversos cursos na área de gestão e Educação Financeira, atuando hoje pela sua empresa, a GL Consultoria.

Após entendermos a necessidade de anotarmos, devemos saber como utilizaremos o que anotamos em nossa propriedade. Então você anotou todos os acontecimentos da sua fazenda por alguns meses, está cheio de números em um caderno, chegou a hora de você verificar os indicadores de desemprenho do seu processo e da sua produção. Com isso você saberá se seus resultados estão bons ou se você precisa modificar alguma coisa para melhora-los.

Mas primeiro devemos saber o que são os indicadores. Os indicadores são números que permitem mensurar o desempenho com base em valores, o que permite às fazendas/empresas analisarem as principais variáveis associadas ao cumprimento de seus objetivos, ou seja, são números que mostram em porcentagem e valores tudo o que acontece em sua fazenda.

Alguns exemplos de indicadores são: 

* Quantidade de insumo consumido pelo seu rebanho;

* Média de leite produzido por vaca;

* Mortalidade de vacas no rebanho;

* Tempo entre partos no rebanho.

Para se ter indicadores, mensurar, ou seja, anotar e medir o resultado, é parte fundamental de um modelo gerencial.

Esclarecendo um pouco mais, os indicadores são o resultado dos números gerados com as anotações diárias feitas por toda a equipe da fazenda. Estes números refletem o desempenho atual de seu negócio e dá suporte a análises que podem ser usadas para definir estratégias de melhoria da rentabilidade, atuando de forma assertiva, onde o esforço empregado entregará os melhores resultados.

Os indicadores apontam a situação atual da empresa no momento da análise, porém não são culpados pela situação do empreendimento, mas apenas o reflexo do fluxo de receitas e despesas da fazenda. É como me disse um amigo uma vez: “Não adianta ficar com raiva do termômetro, é preciso saber por que se está com febre.”

O diferencial de conhecer os indicadores é que você estará embasado para uma tomada de decisão que mude seu resultado.

Com as anotações diárias podem ser gerados vários e vários indicadores, mas é inviável investir tempo em controlar e acompanhar o máximo de indicadores possível. O que realmente faz diferença é fazer uma seleção criteriosa de quais indicadores acompanhar, quais são mais importantes e de maior relevância para o momento atual da fazenda.

Comece com indicadores básicos, fáceis de serem levantados e interpretados, como: média de produção de leite por vaca; percentual de vacas em lactação em relação ao total de vacas; e percentual de vacas em lactação em relação ao total do rebanho.

Estes três indicadores acima te darão uma clareza muito boa de como está o desempenho reprodutivo do seu rebanho e sua recria de bezerras.

Utilizando os indicadores corretamente, você conseguirá identificar os problemas que as vezes não seriam facilmente identificados e poderá resolve-los mais fácil e rápido. Então não perca tempo, comece a anotar e fazer seus indicadores e os resultados começaram a aparecer. Caso queira aprender mais sobre os indicadores faça nosso curso de Gestão para Eficiência na Produção de Leite.