Planilha de Indicadores Técnicos e Econômicos - GRATUITA (Clique na Imagem e Receba)

Frederico Garcia Lima é médico veterinário, trabalha desde 2006 com consultoria gerencial em fazendas de leite, atuando em várias propriedades, inclusive com fazenda ranqueada no top 100 do Milkpoint. Tem pós-graduação em Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solos. Trabalhou junto com empresas de consultoria, como a Equipe Prodap (hoje Exagro) e no Educampo. Possui ainda diversos cursos na área de gestão e Educação Financeira, atuando hoje pela sua empresa, a GL Consultoria.

Num certo dia, no início de minha carreira como consultor, me peguei a pensar – porque alguns produtores ganham dinheiro produzindo leite e outros não? – esse questionamento foi primordial para a minha experiência profissional e me fez estudar cada vez mais o assunto, além da vivência prática que tive a oportunidade de presenciar em centenas de fazendas produtoras de leite. Eis que entendi o segredo daqueles que estavam ganhando dinheiro produzindo leite, eles anotavam tudo. Mas espera aí, simplesmente anotar não quer dizer nada, é preciso saber interpretar o que está anotado e conhecer os indicadores, para uma tomada de decisão assertiva.

Anotar, com certeza esta é a principal atitude que mudará sua atividade leiteira. Não é que quando você anotar sua situação vai melhorar magicamente. Mas esta atitude vai te dar uma clareza mágica! Quando você anota, você está criando um hábito de olhar para seu negócio de um ângulo diferente. Começa a sair da sua zona de conforto que é produzir e passa a monitorar o desempenho real de seu negócio. 

Por exemplo, se você anotar o parto de suas vacas, esta ação irá te possibilitar consultar quando cada animal pariu no ano anterior, avaliar o desempenho deles e seus intervalos entre partos. Isto possibilita a avaliação do seu rebanho e verificação de quais vacas estão sendo rentáveis ou não para o sistema.

Quando você anota as inseminações ou coberturas, consegue perceber por exemplo se alguma de suas vacas já foi inseminada mais de duas ou três vezes e não pegou cria, sabendo disso você poderá avaliar se este animal é viável e fazer um tratamento adequado para que esta fêmea fique gestante o quanto antes, evitando por exemplo que ao encerrar a lactação ela esteja vazia, o que geraria um grande prejuízo para sua propriedade.

Agora quando você faz todas as anotações zootécnicas de seu rebanho, como partos, inseminações, pesagem de leite, aplicação de medicamentos, peso dos animais de recria (entre outras) e associa isto às suas anotações de despesas e receitas, estratificando seus custos, você passa a criar seus indicadores técnicos-econômicos, que irão dar  o suporte adequado para que você avalie seu negócio.

A partir deste ponto você passa a realmente conhecer seu negócio, sabendo: 

* Quais são suas receitas com venda de leite e animais; 

* Quais são seus custos diretos e indiretos, e com a estratificação destes custos;

* Quais pontos precisam de melhorias e onde se pode reduzir custos; 

* Se a produtividade de meu sistema está compatível com a estrutura e o capital empatado empregado para produção.

Com estes dados em mãos, também é possível identificar oportunidades de investimento, ou seja, em qual setor da minha fazenda eu posso investir (e o quanto investir) para melhorar a rentabilidade do meu negócio. Assim, você aprende a definir prioridades e se vale mesmo a pena.

E lembre-se: “O que pode ser medido, pode ser melhorado” (Peter Drucker)

Planilha de Indicadores Técnicos e Econômicos - GRATUITA (Clique na Imagem e Receba)