Ele vem ganhando maior protagonismo nos últimos anos, tem vários perfis no Instagram e até grupo de WhatsApp dedicado à sua discussão e aos resultados que proporciona aos produtores que o utilizam. Sabe de quem estou falando? BRS Capiaçu: cultivar de capim-elefante de alto rendimento para produção de silagem. “Capiaçu, em tupi-guarani, significa ‘capim grande”, não atoa pode ultrapassar 5 metros de altura e segundo a Embrapa, foram necessários 15 anos para se desenvolver esta nova variedade de capim-elefante.

Produzir leite não é uma tarefa fácil, além dos desafios dentro da fazenda, a atividade está susceptível às imensas variações de mercado do produto e de seus insumos. Trabalhar com foco na atividade, perfaz o grande diferencial daqueles que possuem bons resultados.

Temos uma produção de leite baseada na utilização das pastagens como principal fonte de alimentação no verão e no inverno a utilização de capineiras tem ganhado relevância, muito pelo custo de produção quando se comparado a outras fontes como cana e silagem de milho e também pelo potencial produtivo que vem apresentando. Dessa forma a variedade de capim-elefante BRS Capiaçu, ganha cada vez mais espaço nas fazendas produtoras de leite e destaca-se pela alta produção de biomassa (Tabela 1), composição química da forragem (Tabela 2) e menor custo de produção quando comparada a outras culturas utilizadas para silagem (Tabela 3).

A cultivar BRS Capiaçu foi obtida pelo programa de melhoramento do capim-elefante conduzido pela Embrapa Gado de Leite. A cultivar é o resultado do cruzamento de variedades pertencentes ao banco ativo de germoplasma de capim-elefante (BAGCE), mantido pela Embrapa. O Programa foi criado em 1991. A primeira cultivar desenvolvida foi a Pioneiro, lançada em 1996. Em 2012, lançou-se a BRS Kurumi, que por apresentar porte baixo é mais adaptada ao pastejo rotacionado, divulga a instituição. No site da Embrapa encontram-se vários viveiros credenciados a comercialização de mudas. 

Destacam-se seus pontos positivos, como a alta produtividade, chegando a 250 toneladas de matéria verde por ano; aceita colheita mecanizada; pode ser fornecido in-natura ou ensilado; tem excelente capacidade de rebrota; suporta estresse hídrico; baixo custo de manutenção; excelente valor nutritivo, quando comparado aos outros capins; redução no custo de produção com nutrição mais barata. Os pontos negativos do BRS Capiaçu destacam-se o manejo da altura para não perder o valor nutricional; necessidade de suplementação para corrigir os níveis de nutrientes da dieta, quando utilizado a silagem; e forma de propagação. 

Exemplo no Paraná

Em Janiópolis, no Paraná, uma parceria local vem fazendo a diferença com a produção de mudas de BRS Capiaçu para os produtores, explica José Cláudio do Prado, extensionista e responsável local da Emater. “Iniciamos os trabalhos numa parceria envolvendo a Emater, Viveiro Municipal, Prefeitura, Produtores, IAPAR e EMBRAPA. O trabalho consistiu na implantação de matrizeiros nas propriedades rurais e no viveiro municipal, bem como, capacitação de todos os envolvidos na produção e multiplicação de mudas”, explicou o extensionista.

Com a implantação da tecnologia do BRS Capiaçu, a contribuição foi enorme, explica Prado, “tivemos uma melhoria na atividade de leite, com o aumento na oferta de volumoso, bem como, reduzimos a mortalidade por falta de alimentação ao rebanho, diminuindo ainda o chamado efeito sanfona (gordo e magro)”, reforçou.

Ainda de acordo com o extensionista, a meta de multiplicação e repasse de mudas foi atingida, com mais de 50 propriedades possuindo seus matrizeiros, bem como, o Município de Janiópolis passando a “exportar” mudas/hastes de BRS Capiaçu para toda região.

Ensilagem

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, considerando situações extremamente favoráveis, espera-se 2,5 cortes por ano e produção total de 250 toneladas. Vale a pena ressaltar que o BRS Capiaçu em 2 cortes tem potencial de 50% de produção a mais do que o sorgo e milho, considerando safra e safrinha. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo. Veja na primeira foto o momento da ensilagem, ou seja, o capim atingiu a altura ideal para o corte, em seguida veja detalhes da matéria verde antes do fechamento do silo e depois veja a silagem aberta após 120 dias fechado.

Embrapa Gado de Leite

A Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora, disponibiliza para download um Comunicado Técnico sobre o BRS Capiaçu e você pode baixar o arquivo neste link: Clique aqui. https://www.embrapa.br/gado-de-leite/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1056288/brs-capiacu-cultivar-de-capim-elefante-de-alto-rendimento-para-producao-de-silagem