E a nossa série de matérias sobre o ecossistema das AgTechs no Brasil continua. O relatório Radar AgTech Brasil 2019, mapeou e identificou a presença das startups atuantes no segmento agroalimentar brasileiro. Os resultados encontrados evidenciam a força desse segmento e seu ecossistema de empreendedorismo, com a identificação de 1.125 startups, das quais 90% estão situadas nas regiões Sul e Sudeste do País.

É da região Sul o AgroSimulador, segunda AgTech apresentada em nosso site, criada em 2016 com o propósito de ser uma ferramenta relevante, simples e funcional. Segundo dados apresentados pela empresa, de acordo com IBGE, CNA e MAPA, 98% dos agricultores familiares não possuem nenhuma solução integrada de gestão. Dessa forma, O AgroSimulador gerencia os processos e finanças do campo e aumenta a capacidade de gerar maiores lucros nas atividades agrícolas e pecuárias. A ferramenta é o único software completo que oferece todas as funcionalidades para aumentar a lucratividade de forma precisa, rápida e acessível e utiliza conceitos do estado da arte atual do agronegócio (SMART FARMING) e agricultura de precisão, fornecendo aos usuários um dos recursos produtivos mais importantes no agronegócio moderno, a informação, que serve para o planejamento e a gestão dos negócios rurais.

O software oferece serviços de cotações (preços atuais), gestão agrícola, gestão de fazendas (contabilidade), gestão pecuária, serviços de cotações (mercado futuro) e agricultura de precisão (geração de mapas), sendo recomendável para diversos tipos de usuários como agricultor ou proprietário rural, professor, estudante, técnico agrícola e cooperativa agrícola, os quais são divididos em versões para o melhor acesso.

Como Surgiu a Ideia

A ideia surgiu após participação numa maratona de inovação, onde o ponto principal era o desenvolvimento de uma ferramenta (simulador) de preços futuros e rentabilidade futura. A ideia foi bem avaliada na referida maratona e chegou a ser premiada. A AgTech (Startup) ganhou notoriedade e hoje possui 4 sócios envolvidos na gestão e condução do empreendimento, são eles Frederico S. Damasceno, Analista Comercial, Jean C. Weschenfelder, Analista De TI, Joel Lazzaretti, Analista Financeiro e Neomar Sandrin, Engenheiro Agrônomo. A plataforma já conta com 200 usuários ativos e está sediada na cidade de Chapecó/SC.

Na Prática

Imagine você, um agricultor prestes a iniciar o planejamento da sua lavoura. Você define qual a área e a quantidade a ser plantada, define a cultivar e a adubação! Que tal fazer várias simulações de cenários, considerando o preço atual e futuro da sua commodities, simular produtividade, custo de produção e outros. Agora pare e pense! Com o AgroSimulador, sua tomada de decisão ficará mais assertiva, diminuindo a probabilidade de erros na condução dos processos, pois ela te possibilita isso e muito mais.

Versões

Agricultores e Proprietários Rurais, essa versão permite que os agricultores simulem alternativas de plantio, melhores épocas para a venda da produção e que também realizem toda a gestão econômica e produtiva da propriedade. Cooperativas e Cerealistas, faz a integração dos dados dos produtores com a cooperativa, possibilitando as tomadas de decisões estratégicas assertivas. Facilita a comunicação em processos de venda e acompanhamento técnico. Técnicos Agrícolas, a versão permite que os técnicos acompanhem as propriedades vinculadas à sua assistência, gerenciando metas individuais e coletivas a partir dos indicadores e das informações presentes no sistema. Acadêmicos, os aproxima das tecnologias da agricultura atual, preparando-os para o mercado e mostra através de resultados e de indicadores as capacidades do uso da gestão agrícola e pecuária.

Funcionalidades

Gestão Financeira, o produtor consegue de forma simples, planejar, controlar e analisar o financeiro de todas as atividades de forma individual e conjunta. Gestão do Processo Produtivo, seja ele agrícola ou pecuário o produtor desenvolve uma série de ações com o objetivo de obter os melhores resultados e pode planejar e controlar todo o processo produtivo. Relatórios Técnicos e Econômicos, fornecidos pelo software são o resultado das ações do planejamento e execução das atividades, com eles o produtor terá informações que auxiliarão nas decisões técnicas futuras. Simulador de Rentabilidade, através de análises de Mercado Futuro os usuários conseguem estimar as rentabilidades antes mesmo da cultura ser implantada no campo, possuindo desta forma informações que indicam a melhor cultura e a época mais adequada para venda da produção. Simulação de Avaliação de Volumoso, estão função que está em desenvolvimento permite ao produtor simular, entre as opções disponíveis no mercado, as melhores cultivares para produção de volumoso. O software analisa dados de NDT, PB, MS e mostra a capacidade de produção de leite por quilograma de matéria seca ou leite por hectare. E por fim a função Alertas, que também está em fase de desenvolvimento, transmite ao produtor alertas quando existirem inconsistências no manejo da lavoura, na pecuária leiteira, ou em qualquer outra atividade. Exemplos de alertas são o atraso na execução das tarefas planejadas, vacas para secagem e informações sobre metas abaixo do planejado. 

Teste

No link a seguir https://www.agrosimulador.com.br/demonstration, você pode fazer seu cadastro para acessar a plataforma e conhecer as funcionalidades de perto.