Essa é uma daquelas legítimas histórias de sucesso de um produtor de leite que começou simples e pequeno e com o passar do tempo evoluiu sua produção e hoje é referência em sua região. Não distante disso, a história de hoje conta exatamente isso, mas um ponto é preciso destacar. Antes de adentrar nos caminhos que conduziram o produtor a melhores resultados na produção de leite, preciso ressaltar um ponto importante no dia em que visitei a propriedade para abaixo fazer o relato.

Agora comece a imaginar, se coloque em meu lugar; você chega na propriedade para fazer a visita e conhecer a fazenda, imagina visitar o curral, a sala de ordenha, o compost barn para verificar o bem-estar dos animais e o momento da alimentação, depois vai ao bezerreiro e por tantos outros lugares da fazenda. Certo? Claro, isso é comum ao visitar fazendas produtoras de leite. 

Mas nesse dia, uma coisa me chamou a atenção. Cheguei na fazenda e fomos direto para o escritório do produtor. Começamos a conversar sobre gestão e dali não saímos por 2 horas, o assunto principal foi indicadores na produção de leite, custo de produção, planejamento, orçamento anual, objetivos e metas. Em raríssimos momentos tocamos em assuntos técnicos. Estava ali o grande diferencial daquele produtor, GESTÃO! E assim, pretendo começar a história do produtor Fernando Afonso Machado da Fazenda Retiro de Pompéu em Minas Gerais. Aliás, anote aí; Receita para o sucesso na produção de leite: GESTÃO (as vezes você está lendo essa materia em busca de algo fora da curva que vá resolver todos os seus problemas, desista).

Desafios e o Começo

Fernando Afonso Machado é produtor rural em Pompéu/MG. Com a morte do pai em 1996 e após se formar em Técnico Agropecuário, resolveu assumir a fazenda da família enquanto os irmãos cuidavam de outro empreendimento na cidade. O começo, assim como de muitos produtores, não foi fácil e Fernando tinha um desafio ainda maior, dar continuidade no sonho de seu pai, buscando eficiência e maior lucratividade, pelo fato de ter escolhido voltar para fazenda e não ir em busca de um emprego na área em que se formara.

A produção de 700 litros de leite por dia já era uma realidade; eram 70 animais de um rebanho girolando, uma propriedade praticamente sem água, com baixa disponibilidade e pastagem totalmente degradada. Naquele momento, Fernando precisava colocar em prática o que aprendeu na escola diante de grandes desafios.

As primeiras ações e mais simples que o produtor começou a fazer foi a pesagem de leite para fazer a dieta. Logo em seguida, Fernando percebeu que ao ajustar a alimentação, a genética precisava ser melhorada e começou a usar a inseminação artificial em seu rebanho

Financiamento e empréstimo, nunca foram para Fernando a melhor opção, mas a aquisição de uma ordenhadeira e um tanque de expansão eram necessários pois a produção começava a aumentar, além de várias exigências do mercado. “Penso muito na hora de fazer um investimento, faço contas, visito produtores que adotaram uma tecnologia e no final pergunto: o investimento que estou fazendo irá aumentar a rentabilidade do meu negócio? Só assim decido por qual caminho devo seguir”, salienta Fernando. 

Após alguns investimentos que se tornaram necessários, o produtor resolveu focar no rebanho e intensificar as pastagens, neste momento o pastejo rotacionado lhe permitiu o alcance de bons resultados. O produtor investiu ainda no uso de cana de açúcar e uma capineira. Água sempre foi um gargalo na fazenda. A primeira cisterna que resolveu fazer ficava a 1800 metros e no terreno do vizinho, após quase 10 anos de uso um dia a água secou. Foi aí que enxergou a necessidade de um grande investimento, o que seria primordial para a continuidade da produção. Fez um poço artesiano.

Passado o tempo, Fernando entendeu o quanto seria importante a contratação de uma assistência técnica e realmente essa foi uma “tacada de mestre”. A produção média por vaca começou a aumentar chegando a 15 kg de leite por vaca em lactação. Logo a preocupação foi com o custo dos alimentos. Uma das grandes atitudes tomadas pelo produtor foi o de passar a usar o milho reidratado na dieta do rebanho. “Compro o milho em quantidades maiores e quando o preço está baixo e armazeno através da técnica de reidratação, isso gera uma boa redução de custo”, salienta o produtor.

Sabemos que a mão de obra sempre será um desafio na produção de leite. Na Fazenda Retiro atualmente são 12 funcionários, inclusive tem gente trabalhando desde 1996. A proximidade no dia a dia, treinamentos e capacitações além de uma gestão participativa é a receita para manter a equipe sempre motivada.

Evoluções 

Após algumas evoluções, um dos principais desafios perdurava. Produzir volumoso em quantidade e qualidade e ser sustentável.

Em 2008 instalou o primeiro pivô na propriedade através do uso de um barramento para armazenamento de água, somente assim conseguiu resolver a escassez hídrica na fazenda. Atualmente são 3 pivôs que somadas as áreas chegam a 81 hectares. Recentemente está sendo instalado mais 1 com área de 28 hectares. Além do milho para silagem, o produtor faz rotação com soja e feijão. A produção média da silagem chega a 55 toneladas por hectare e o maquinário utilizado em todo o processo do plantio a colheita é terceirizado.

A média do rebanho começava a aumentar chegando a um patamar de 19 kg por vaca e diante das muitas mudanças realizadas alguns dilemas precisavam ser resolvidos; como aumentar o conforto dos animais, a média da produção individual e melhorar a qualidade do leite?

Momento Atual

A produção crescia em ritmo acelerado e o compost barn surgiu como uma opção para os desafios relatados. Após mais de 20 visitas realizadas em projetos de Compost em andamento nos Estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo e muitas análises de investimento, Fernando optou pela construção de um galpão para 200 animais em lactação. A média dos animais no sistema fechado é de 37 kg por vaca. Atualmente o produtor tem em seu rebanho 400 animais em produção e um outro Compost está prestes a ser montado. Neste primeiro projeto o custo por animal ficou em R$ 4 mil.

Em relação ao conforto dos animais, o produtor instalou um sistema simples de aspersão e ventilação na sala de espera da ordenha, o qual atua no resfriamento das vacas e o mesmo faz questão de salientar. A técnica utilizada na Fazenda Retiro consiste em uma alternância de aspersão de água e ventilação, ambos precisam ser regulados na quantidade correta para se obter o resultado esperado. Nas 3 ordenhas realizadas na propriedade é realizada a técnica de resfriamento das vacas, que contribui para a redução da temperatura corporal e aumento do bem-estar e estimula a alimentação dos animais. Basicamente o resfriamento tem como objetivo reduzir o impacto negativo do estresse térmico de verão na performance das vacas.

Hoje são produzidos 10.000 mil litros de leite por dia e o produtor entende que a sua principal ferramenta é a GESTÃO e o dia seguinte é mais uma oportunidade de aprendizado.