Produzir leite não é tarefa fácil, além dos gargalos porteira a fora, como volatilidade do mercado, intempéries climáticas e muito mais, da porteira para dentro os desafios podem ser ainda maiores, como custo de produção, mão de obra especializada e capacitada, exigências quanto a melhor qualidade do leite e a cria e recria das bezerras também faz parte dos vários gargalos enfrentados no dia a dia das fazendas produtoras de leite.

E foi pensando no desafio de criar e recriar bezerras, que a Coopatos (Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas) no Alto Paranaíba, implementou em 2017 o Projeto Recriar. Patos de Minas atualmente faz parte da 2ª maior bacia leiteira do Brasil, posição esta que faz a cooperativa incentivar e apoiar cada vez mais os cooperados, com ações e projeto que tenham impacto no seu sistema produtivo. A cooperativa teve seu início em meados de 1957, quando 76 produtores se uniram para iniciar a venda em comum da produção e o fornecimento de bens de consumo, de insumos e de equipamentos. Hoje são mais de 2.500 cooperados e 500 colaboradores, os quais colocam a cooperativa numa posição de destaque no cenário cooperativista.

Projeto Recriar

O projeto foi criado com o objetivo de ser uma fazenda de melhoramento genético do rebanho dos cooperados fornecedores da Coopatos e capacitação de colaboradores. Atualmente o projeto recebe as bezerras recém-nascidas dos cooperados, oferece a estas o melhor manejo sanitário, alimentar e reprodutivo para que as mesmas possam chegar aos 22 meses aproximadamente, para ser devolvida aos cooperados com cerca de 7 meses de gestação, inseminadas de forma artificial, com sêmen sexado, proveniente de touros de potencial genético melhorador.

Como Funciona

A fazenda onde se instala o Projeto Recriar tem 15 hectares e conta com piquetes irrigados e rotacionado de capim Vaquero (espécie Cynodon dactylon). A irrigação utiliza a água residual (efluentes) do laticínio da cooperativa e permite maior desempenho da forrageira.

Para se ter acesso e participar do projeto o cooperado precisa ser fornecedor de leite da Coopatos, ou seja, não basta ser apenas cooperado, precisa fornecer o leite para a cooperativa, essa é a premissa básica e mais importante. Estando no projeto a bezerra segue por 5 fases, são elas, bezerreiro, transição, pré apta, apta e prenha. A bezerra ao nascer permanece na fazenda do cooperado até os 5-10 dias, para que possa mamar o colostro, após esse período os técnicos da cooperativa buscam a bezerra na propriedade do cooperado e a levam para o projeto recriar, neste momento todo o cuidado e manejo diferenciado se inicia para que a bezerra atinja o desenvolvimento desejável.

Ao chegar no projeto a bezerra é levada para o sistema de bezerreiro argentino, onde recebe até 6 litros de leite em pó de qualidade e ração com consumo variando de 1,5 a 2 kg por dia. Nesta fase a bezerra recebe diariamente o acompanhamento dos técnicos do projeto.

O desmame das bezerras acontece por volta dos 90-100 dias com peso médio de 100 kg. Após o desmame faltam ainda 4 fases para que a bezerra possa retornar a propriedade. Em seguida, nas demais fases a bezerra continua recebendo um rigoroso acompanhamento dos técnicos do projeto que verificam constantemente a sanidade, ganho de peso e desempenho para que aos 15 meses possa estar apta a reprodução. Na hora da inseminação o produtor tem a sua disposição os melhores sêmens sexado do mercado e pode escolher qual será utilizado. Aos 22 meses a novilha é devolvida ao cooperado, prenha e faltando apenas 2 meses para o parto.

Condições Comerciais e Depoimento

O cooperado paga a cooperativa, através de desconto na folha de pagamento do leite o valor de R$99,00 por mês durante 36 meses a partir do momento em que a bezerra chega na fazenda. Segundo o Presidente da Coopatos, José Francelino o projeto além do objetivo de criar e recriar as bezerras, atuando de forma direta junto aos gargalos enfrentados pelos produtores, tem como premissa promover e aumentar o relacionamento com o cooperado, garantindo assim a sua fidelização com a cooperativa. “Além dos objetivos elencados, o projeto recriar serve de estímulo para que outras cooperativas possam apoiar seus cooperados, mas principalmente que sirva de inspiração para outros produtores adotarem sistemas mais eficientes e eficazes de criação de bezerras e novilhas em suas propriedades, sabendo o quanto é importante cuidar da bezerra para que se torne uma vaca altamente produtiva”, enfatizou Francelino.