Esse é um trecho da publicação do Coleção Senar - 297 Bovinocultura de leite: Sistema Compost Barn: histórico, características e planejamento. 

A seguir, são apresentadas as origens do uso do sistema Compost Barn no mundo e no Brasil, dando ênfase às formas e práticas deste modo de manejo da bovinocultura de leite.

CONHEÇA A ORIGEM DO SISTEMA COMPOST BARN NO MUNDO

O primeiro relato sobre o surgimento do primeiro sistema Compost Barn no mundo foi na década de 1980, em que produtores de leite do estado da Virgínia, nos Estados Unidos, alojaram suas vacas dentro de uma instalação com cama de maravalha. Posteriormente, em outubro de 2001, no sul de Minnesota, os irmãos Tom e Mark Portners, que eram produtores de leite nessa região, tiveram a ideia de construir uma instalação diferente, de modo a garantir uma cama mais confortável e melhores condições de bem-estar para as vacas.

A escolha tinha como objetivo melhorar o conforto, a saúde e a longevidade das vacas, bem como também facilitar a execução e a finalização das tarefas diárias. Outro ponto que também chamou atenção dos irmãos Portners era o baixo investimento inicial para tal modelo, devido ao menor custo com concreto utilizado para o piso em sistemas do tipo Free Stall (BARBERG; ENDRES; JANNI, 2007).

Devido ao grande sucesso, o sistema se espalhou por diversos estados norte-americanos, sendo aprimorado por outros produtores de leite, que adicionavam material de cama periodicamente e revolviam no com implemento agrícola pelo menos duas vezes ao dia para incorporá-lo aos dejetos dos animais. Com isso, esses produtores observaram que o material tinha sua temperatura interna elevada, auxiliando na secagem superficial da cama.

Em Israel, o primeiro sistema Compost Barn foi construído em 2006 e se espalhou rapidamente entre os produtores de leite da região (KLASS; BJERG; FRIEDMANN; BAR, 2010). Neste país, o sistema Compost Barn mencionado sistema funciona de modo diferente: a instalação não possui corredor de alimentação com piso de concreto; ou seja, as áreas de descanso e os corredores são cobertos com uma cama de esterco seco, sendo este material revolvido uma ou duas vezes ao dia. Logo em seguida a tal procedimento, é aplicado um dejeto líquido sobre a superfície da cama, em virtude da baixa umidade do país.

Essa forma de condução do sistema neste país foi possível por causa das condições climáticas do local; ou seja, devido às elevadas temperaturas do ar e à baixa umidade relativa, os produtores israelenses conseguiam secar o material da cama mesmo sem a adição de matéria orgânica (serragem) e revolvimento diário. Por isso, não se observa o aumento da temperatura interna da cama (BALCELLS; FUERTES; SERADJ; MAYNEGRE; VILLALBA; DE LA FUENTE, 2020).

Os conceitos dos sistemas Compost Barn norte-americano e israelense são bastante diferentes e forneceram uma base de construção e manejo para o desenvolvimento de outros sistemas em outros países (LESO; BARBARI; LOPES; DAMASCENO; GALAMA; TARABA; KUIPERS, 2020), permitindo com que ele se torne cada vez mais populares em países como Canadá, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, Holanda, Áustria, Dinamarca, Coréia do Sul e em países da América do Sul, principalmente no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

CONHEÇA A ORIGEM DO SISTEMA COMPOST BARN NO BRASIL

O primeiro Compost Barn no Brasil surgiu em consequência da procura de um sistema que proporcionasse conforto e bem-estar aos animais, principalmente no quesito de saúde dos cascos e conforto térmico.

Na época, a ideia inicial era a construção de uma instalação Free Stall. Como as vacas eram criadas em piquetes e não dispunham de local adequado para descansar, os técnicos observaram que, devido ao grande porte das vacas da raça Simental criadas na fazenda que buscava implementar tal sistema, não seria viável alojá-las em instalações do tipo Free Stall, tendo em vista a necessidade de fornecer e garantir bem-estar adequado aos animais. Assim, buscando uma solução para essas limitações, os técnicos e o proprietário da fazenda resolveram estudar outras opções para o alojamento dos animais.

Nessa ocasião, o produtor resolveu arriscar e optou por fazer o projeto-piloto do Compost Barn na propriedade. Em fevereiro de 2012, foi construída a primeira instalação Compost Barn no Brasil, na Fazenda Santa Andréa, no estado de São Paulo. O galpão era muito simples, com pilares de concreto e estrutura do telhado de madeira. Depois de executada construção, logo no primeiro dia se observou que as vacas haviam se adaptado muito bem ao novo sistema.

Paralelamente ao que ocorreu na Fazenda Santa Andréa, dois outros produtores também apostaram nessa inovação e começaram a construção do Compost Barn: a Fazenda Cachoeira, em Piracicaba (SP), em fevereiro de 2012, e a Fazenda Paredão, Cafelândia (SP), em março de 2012. Esses três primeiros sistemas (Fazenda Santa Andréa, Fazenda Cachoeira e Fazenda Paredão) foram projetados para alojar 50, 150 e 30 vacas, respectivamente.

Com isso, o sistema Compost Barn passou a ser difundido no Brasil, com variações nas características arquitetônicas, nos materiais de construção, no material de cama e nos sistemas de ventilação, mas existem ainda poucos estudos quanto à sua aplicabilidade e eficiência para as diferentes condições climáticas brasileiras.

Atualmente, já há registros de estudos com essas instalações em diferentes estados brasileiros, tais como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, entre outros.