Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

No planejamento do sistema, em função das altas exigências nutricionais e do adequado manejo, devem-se disponibilizar as áreas mais próximas possíveis do centro de manejo (estábulo e sala de ordenha) para vacas em lactação.

O período de ocupação recomendado para vacas em lactação é de 12 horas, ou seja, recomenda-se o planejamento de dois piquetes por dia. Os períodos médios de descanso das pastagens, nas condições edafoclimáticas de Santa Catarina, variam entre 21 e 28 dias, devendo-se planejar, no mínimo, 42 a 56 piquetes para vacas em lactação.

Este planejamento tem como objetivos a melhoria da eficiência de pastejo e o estímulo ao aumento do consumo de pasto pelas vacas.

Lembrete: É importante considerar que as áreas mais planas serão destinadas para as vacas em lactação, utilizando-se nestas áreas pastagens de alto potencial produtivo. Esses piquetes devem ser utilizados principalmente à noite, favorecendo o maior consumo de pasto e a distribuição dos dejetos animais (bosteio), pois as vacas preferem descansar normalmente nas áreas mais planas.

Cuidado: Terrenos com grande declividade e áreas situadas abaixo da cota do estábulo devem ser utilizados preferencialmente no período matutino (manhã). As vacas não devem subir com o rúmen e o úbere cheios, evitando um esforço e uma maior demanda de energia para o deslocamento das vacas.

Planejando o tamanho dos piquetes

Para fins de cálculo da área necessária por Unidade Animal, na planilha de planejamento forrageiro é possível realizar ajustes na produtividade média mensal por m² (kg MS/m²), conforme levantamento de dados regionais sobre a produtividade das pastagens.

Os procedimentos recomendados para determinação do tamanho dos piquetes seguem os seguintes passos:

a) Cálculo do número de Unidades Animais presentes no lote:

Avaliação do peso médio das vacas utilizando fita métrica e sua transformação em Unidade Animal (UA) (Figura 30);

b) Cálculo da produtividade das pastagens:

Avaliação da produção média de pasto por m², que deve ser realizada sempre na altura recomendada de pastoreio, conforme recomendação para avaliação da produção de pasto (3.1.6);

c) Cálculo da oferta de pasto por Unidade Animal:

Como visto anteriormente, a oferta de pasto é estabelecida a partir das estimativas de consumo médio de matéria seca de pasto por Unidade Animal e pela eficiência de pastejo. Regra: Ofertar o mínimo de 18,5Kg de matéria seca por Unidade Animal (450kg PV).

d) Do período de ocupação do piquete:

Exemplo de cálculo da área dos piquetes (dois piquetes/dia) utilizando as duas principais pastagens recomendadas para vacas em lactação. 1º Piquete diurno - Tifton 85 com produção de 1,25kg MV/ m² com 18% de matéria seca

- Cálculo da oferta de massa verde por Unidade Animal (UA):

A oferta de massa verde por unidade animal corresponde à oferta de pasto multiplicado pelo fator de 100 dividido pelo teor de matéria seca das pastagens.

18,5 x (100/18) = 105kg de pasto massa verde por dia

- Cálculo da área por UA por dia:

É igual à oferta de pasto (kg massa verde por dia) dividido pela produção média de pasto por m².

105kg MV / 1,25kg MV/m² = 84m²/dia

- Cálculo do tamanho dos piquetes

É igual ao número de UA no lote multiplicado pela área por UA e pelo período de ocupação do piquete.

Ex: Nº UA vacas x m²/ UA x período de ocupação (12 horas por piquete);

48UA x 84m²/ UA x 0,5 dias = 2016m²/ piquete

2º Piquete noturno - Capim Pioneiro com produção de 2,5kg MV/m² com 18% de matéria seca. No caso do capim Pioneiro, em função do manejo recomendado para o cultivar, altera-se a eficiência de pastejo, com aumento na oferta de pasto por unidade animal. Os procedimentos seguem o mesmo exemplo utilizado para calcular o tamanho dos piquetes com capim Tifton 85.

- Cálculo da oferta de massa verde por Unidade Animal (UA):

21,5 x (100/ 18) = 120kg de massa verde por dia

- Cálculo da área por UA por dia:

120kg MV / 2,5kg MV/m² = 48m²/dia

- Cálculo do tamanho dos piquetes

É igual ao número de UA no lote multiplicado pela área por UA e pelo período de ocupação do piquete.

Ex: Nº UA vacas x m²/ UA x período de ocupação (12h por piquete);

48UA x 48m²/UA x 0,5 dias = 1152m²/ piquete