Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

Apresenta grande adaptação às mais diversas condições de clima e solos do estado de Santa Catarina. Apresenta bom potencial produtivo com produções de matéria seca variando entre 20 e 28 toneladas por hectare por ano (Missioneiragigante + sobressemeadura de pastagens anuais de inverno), com ciclo produtivo de 210 a 305 dias (Figuras 12 e 13).


A Tabela 4 apresenta os resultados das análises bromatológicas da grama missioneira-gigante realizadas nas Unidades de Referência Tecnológicas pertencentes ao projeto de pesquisa participativa durante o período 2015 a 2017 nas diferentes estações do ano.

Apresenta bom valor nutritivo, com alta palatabilidade e boa aceitação pelos animais. Em função do seu hábito de crescimento e da localização dos meristemas de crescimento, apresenta excelente cobertura de solo, com alta resistência ao pisoteio e persistência, sendo recomendada para áreas declivosas e/ou com presença de rochas.

Constitui-se atualmente na espécie perene de verão com maior tolerância ao frio e a geadas leves. Adapta-se muito bem ao sistema silvipastoril e/ou áreas sombreadas consorciada com amendoim-forrageiro.

As análises do valor nutritivo da Missioneira-gigante apresentadas na Tabela 4, nas diferentes épocas do ano e nas condições de manejo adotadas para esta espécie, demonstram que ela não atende às necessidades nutricionais mínimas das vacas de alto potencial produtivo na fase de lactação, com baixa capacidade de suporte. Portanto, não seria recomendável a sua utilização para a categoria de vacas em lactação.

Entretanto, esta espécie pode ser utilizada principalmente para categorias de menor exigência nutricional, principalmente nas áreas para novilhas e vacas secas.

Característica fundamental a essa espécie são os cuidados com a implantação, pelo fato de ser extremamente lenta. Portanto, é recomendado um plantio com espaçamento pequeno (25 a 30 mil mudas por hectare – 0,7m entre linhas e 0,6 a 0,5m entre plantas) e especial atenção aos cuidados para não ter desenvolvimento de espécies espontâneas, que podem até comprometer o fechamento adequado das áreas.