Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

O Tifton 85 (Figura 7) constitui-se na principal pastagem utilizada pelas propriedades Top 20%, representando 45 a 50% das áreas destinadas à produção de forragens. O Tifton 85 apresenta elevado potencial produtivo, com produções de 28 a 32t de MS/ha/ano (Tifton 85 + sobressemeadura de pastagens anuais de inverno), com ciclo produtivo entre 300 e 330 dias (Figura 8).

Nas avaliações feitas em nível de propriedade (pesquisa participativa) no período 2015 a 2017 foi possível realizar entre 15 a 17 ciclos por ano, com 21 a 25 dias de intervalo entre pastejos. 

A Tabela 3 apresenta os resultados médios das análises do valor nutritivo das gramas Tifton 85 e Jiggs com sobressemeadura de pastagens anuais de inverno (PAI), realizadas no projeto de pesquisa participativa durante o período 2015 a 2017 nas diferentes estações do ano.

Quando manejados de forma adequada em relação à altura de entrada dos animais nas pastagens, os campos de Tifton 85 apresentam alto valor nutritivo, com teor de proteína bruta entre 16 a 20% e 56 a 65% de nutrientes digestíveis totais (NDT), e se constituem numa das melhores alternativas forrageiras para atender as necessidades nutricionais de categorias animais de alta exigência, como as vacas em lactação e terneiras (Tabela 3).

Quando Tifton 85 é comparado ao Jiggs, observa-se que o Tifton 85 apresenta maior vigor de rebrota, grande resistência ao pisoteio relacionada à maior densidade (número de perfilhos por área), excelente relação folha: colmo, possibilitando, assim, um maior consumo de pasto pelas vacas. Como consequência destes fatores é possível afirmar que o Tifton 85 apresenta maior potencial para produção de leite do que o Jiggs.

Associado a isto, o Tifton 85, em função das características do seu sistema radicular (denso, profundo e rizomatoso), apresenta maior resistência ao estresse hídrico e maior competição com plantas espontâneas. Ao passo que o Jiggs, em função do seu sistema radicular ser menos agressivo, apresenta menor tolerância ao estresse hídrico, redução nas taxas de crescimento, florescimento precoce com perda do valor nutritivo, além de ser mais suscetível ao surgimento de espécies invasoras, pela menor competição.

O Jiggs, por outro lado, apresenta maior facilidade de implantação, em função da maior emissão de estolões, com rápido fechamento inicial do solo. Esse, em relação ao Tifton 85, apresenta perfilhos mais alongados, porém com menor número de perfilhos por área. Consequentemente apresenta uma densidade menor, com menor cobertura do solo. Estas características conferem ao Jiggs uma maior dificuldade de manejo, relacionada principalmente ao rebaixamento excessivo da pastagem, ocasionando abertura de espaços no solo com aumento da incidência de espécies invasoras.

Importante destacar que tanto o Tifton 85 quanto o Jiggs são indicados para a produção de feno, devido a facilidade de fenação, ao seu potencial produtivo, com produção de feno de alta qualidade.