Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

A produção por área e por vaca está diretamente relacionada com o potencial produtivo das pastagens (capacidade de suporte), com o valor nutritivo das pastagens e com a capacidade de consumo e transformação de pasto em leite (HODGSON,1990). Estes fatores, por sua vez, estão relacionados à escolha das forrageiras, seu manejo e ao atendimento das necessidades nutricionais da vaca.

Segundo o NRC (2001), vacas com produção média de 25 litros de leite por dia precisam consumir em média 12.000g de NDT e 2.750g PB, necessitando consumir estes nutrientes em 18,5kg de MS/dia. Em termos práticos é possível atender esta demanda nutricional com uma participação das pastagens na ordem de 70 a 75% da dieta das vacas. Para atender estes parâmetros, deve-se escolher espécies forrageiras com valor nutritivo mínimo de 16% de proteína bruta (PB) e 65% de nutrientes digestíveis totais (NDT).

A definição das pastagens mais adequadas depende de uma série de critérios. A Epagri vem trabalhando há mais de duas décadas com a seleção de espécies, destacando-se critérios como: adaptação edafoclimática; potencial produtivo, palatabilidade e valor nutritivo; persistência, capacidade de cobertura do solo; resistência ao pisoteio e facilidade de consórcio e/ou sobressemeadura.

Neste boletim serão tratadas as espécies de pastagens perenes de verão, pastagens anuais de inverno e leguminosas recomendadas às diferentes regiões de Santa Catarina, tendo como foco os critérios estabelecidos anteriormente e correlacionados com os resultados técnicos obtidos nas unidades de referência Top 20% superiores.

Fique ligado na sequência de publicações e para conhecer mais sobre o Tifton 85 e Jiggs (Cynodon spp.). Clique Aqui