Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

Sistemas produtivos planejados com alta lotação por área (>3,5UA/ha), baseados no uso de pastagens perenes de verão consorciadas e/ou sobressemeadas com pastagens anuais de inverno, no período outono-inverno, mesmo com níveis de produção de forragem mais elevados, não conseguem atender a demanda de forragem necessária para essa lotação.

Nesta condição o uso de alimentos conservados, como a silagem de milho, se faz importante, visando atender a deficiência de matéria seca e de energia, principalmente para as categorias de maior exigência nutricional. Entretanto este conceito tem sido alterado em alguns sistemas produtivos, onde as forragens conservadas têm tido uma participação maior na dieta dos animais de forma rotineira, com proporções variáveis, para equilibrar a dieta de acordo com as exigências nutricionais das diferentes categorias animais.

Porém, essa maior participação e dependência dos alimentos conservados na dieta das vacas apresenta grande repercussão nos custos de produção e na rentabilidade dos sistemas, haja vista que estes alimentos apresentam custos energéticos 5 a 10 vezes mais altos do que as pastagens de alta qualidade.

Nos sistemas produtivos à base de pasto, a maior ou a menor dependência dos alimentos conservados estão relacionadas com as condições climáticas regionais, com a escolha das espécies forrageiras utilizadas e com o número de Unidades Animal por área. E, ainda, com a fertilidade do solo e principalmente com o sistema de manejo de pastagens utilizado.