Esta é uma série, que traz trechos da publicação Boletim Técnico 199, da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Do pasto ao leite: uma atividade rentável e sustentável, Como produzir 18 mil litros de leite por hectare.

A produção de leite por vaca é definida como a quantidade total de leite produzida por uma vaca ao longo de uma lactação completa, ou seja, o somatório da produção diária durante o período compreendido entre o parto e o encerramento da lactação por secagem voluntária ou induzida. Para fins comparativos de produtividade estabelece-se que o período de análise é de 365 dias. 

Em relação ao potencial produtivo (genética) e ao tamanho da vaca, os programas de melhoramento genético e seleção de raças bovinas leiteiras conseguiram ganhos genéticos que não foram acompanhados por aumentos na capacidade ingestiva desses animais mais produtivos, apesar dos crescentes aumentos do peso vivo das matrizes selecionadas para produção de leite (MADALENA, 2008). Com isso, animais pesados de alto potencial genético apresentam maiores exigências energéticas de mantença e precisam receber uma dieta com maior concentração de nutrientes, normalmente atingida com a inclusão de níveis elevados de grãos e subprodutos industriais ricos em energia e proteína. 

Em sistemas à base de pasto as necessidades de manutenção mais deslocamento e pastejo representam uma grande proporção do custo de alimentação, podendo representar de 40 a 60% dos requerimentos de energia de uma vaca em lactação (FARIA, 1998). A Tabela 2 ilustra a necessidade de energia, transformada em quilos de matéria seca de pasto, baseada nas exigências nutricionais da vaca leiteira, para sua manutenção, deslocamento e ato de pastejar (NRC, 2001). Estas exigências estão correlacionadas ao valor nutritivo médio das pastagens perenes de verão (64% de NDT).

A partir destas informações é possível estabelecer qual seria a produção a mais de leite necessária para igualar eficiência de conversão alimentar em vacas com diferentes pesos. Observa-se que um rebanho composto por vacas de peso médio de 600kg necessitará, para um mesmo número de vacas, 37% a mais de área de terra do que um rebanho com 400kg de peso vivo. 

Quando se analisa a eficiência produtiva em relação ao indivíduo, tanto em sistemas confinados (HANSEN et al., 1999) quanto a pasto (HOLMES et al., 1993), verifica-se que a produção de leite tende a ser a mesma, tanto para linhagens leves ou pesadas. Porém, a eficiência alimentar é melhor para linhagens leves. Portanto, é possível estabelecer que a melhor eficiência alimentar de vacas de médio peso permite manejar pastagens com um número maior de vacas e, consequentemente, obter maiores produções por área pastejada. 

Em termos técnicos não existe uma definição clássica e específica sobre as características que definem uma vaca de alta produção eficiente. No entanto, existem alguns indicadores que podem ser utilizados para caracterizar uma vaca produtiva e eficiente. Estes indicadores e seus parâmetros variam de acordo com o sistema produtivo utilizado e/ou de acordo com os critérios estabelecidos nos programas de melhoramento genético. 

Basicamente, utilizam-se dois critérios para conceituar uma vaca de alta eficiência, sendo representados pela eficiência produtiva e pela eficiência alimentar. Em relação à eficiência produtiva da vaca é possível correlacionar a produção de leite e sólidos com seu peso vivo.

Nos sistemas produtivos à base de pasto é possível estabelecer certa relação entre o peso vivo da vaca e sua produtividade. Considera-se que uma vaca apresenta alta eficiência produtiva quando produzir 16 vezes o seu peso vivo em leite, com um percentual de sólidos (gordura + proteína) de 8%. Como exemplo, uma vaca de 400kg de peso vivo teria como parâmetros para ser considerada eficiente e de alta produtividade uma produção de 6 mil litros por ano com 480kg de sólidos, enquanto uma vaca de 600kg deve produzir 9 mil litros por ano com 720kg de sólidos. 

Ao analisar os resultados das URTs e relacionar a produtividade média por vaca por ano com a produtividade por hectare e sua frequência, é possível observar a influência da produtividade por vaca/ano sobre a produtividade/ha. 

É possível observar a importância da produtividade por vaca quando se agrupam os resultados por estratos de produtividade e se avalia sua importância em relação à produtividade por área (Figura 6). Se o objetivo é alcançar produtividades de 18.000L/ha/ano ou mais, há a necessidade de selecionar vacas que apresentem potencial produtivo acima de 5 mil litros de leite por lactação.