Novo método desenvolvido pela Embrapa permite realizar rapidamente o diagnóstico da propriedade e gerar informações detalhadas sobre o rebanho e auxiliar os produtores de leite em tomada de decisões pelo máximo potencial produtivo. Trata-se do índice de escore de condição corporal (iECC) para vacas de leite, ferramenta inédita que pode ser aplicada em qualquer propriedade de leite, seja ela pequena, média ou grande.

Esse índice pode ser gratuito por técnicos e produtores rurais de maneira e prática. Está disponível no aplicativo +Leite , desenvolvido pela Embrapa Rondônia e pelo Instituto Federal de Rondônia ( Ifro ) e acessível para dispositivos com sistema Android . O iEC pode ser buscado em uma planilha Excel também, desenvolvido pela Embrapa e que pode ser baixada gratuitamente. Em ambos os meios, basta inserir os dados de pontuação de condição corporal (ECC) de cada vaga e dados do parto. Com isso, automaticamente é gerado o iECC do rebanho de acordo com a fase de lactação. A planilha é recomendada para o que não tenha acesso ao usuário, ou que tenha o rebanho ao grande e utilize os programas de gestão, a inserção dos dados e a execução do usuário do iECC dos animais.

O pesquisador da Embrapa responsável pela criação do índice, Luiz Pfeifer , explica que é de fundamental importância que o produtor usa as informações do escore de condição corporal do rebanho em todas as fases de produção do animal e de sistemática na propriedade. “Isso pode levar o produtor a obter o potencial produtivo de seu rebanho”, afirma.

Simples e acessível ao produtor

Com o novo desenvolvido, de forma acessível e simples, os técnicos e produtores podem fazer um diagnóstico da exploração do potencial produtivo do rebanho e assim estabelecer medidas de manejo e reprodutivo nutricional para aumentar a produtividade do rebanho. Além disso, o iECC estabelece uma métrica para que a evolução seja produtiva e compara o rebanho entre si. “Nosso intuito é que uma transformação de dados de ECC em um rendimento, o iECC, possa tornar uma avaliação da pontuação de condição corporal uma prática a ser cada vez mais adotada em propriedades leiteiras do Brasil”, acrescenta Pfeifer.

O acesso prático às informações pode aumentar a produtividade

O iECC para vacas de leite foi validado por estudo realizado pela Embrapa Rondônia em um rebanho de 2,050 vacas em lactação, no estado do Paraná. A validação indica que as vacas classificadas com o iECC têm a melhor produção de leiteira e a melhor fertilidade do que as vacas com iECC menor. Além disso, as principais EC têm parte provavelmente mais propícias às férias mais prenhas, são as que possuem, segundo Pfeições e menores, ao lado do rebanho, que é um dos fatores menores e menores, que variam entre a produtividade do rebanho.

O pesquisador apontou que uma avaliação do ECC e consequente transformação desse dado em um índice como o iECC, além de seu funcionamento adequado em propriedades, pode afetar diretamente a saúde do leite do rendimento do leite, sem desempenho reprodutivo, no bem-estar animal e na lucratividade geral da fazenda. Pfei que o iECC é mais adequado que o uso simples de dados para avaliar como o potencial produtivo do rebanho está sendo explorador. “Realizar médias do ECC das vacas pode a uma subestimação de levar principalmente falhas no manejo nutricional com efeitos negativos em todo o sistema de produção”, aponta.

Como calcular o Iecc

Para calcular o iECC de um rebanho o primeiro passo é avaliar o ECC de todas as vacas, sejam elas lactantes ou secas. As vagas são classificadas em uma escala de 1 (muito magra) a 5 (obesa) com incrementos de 0,25 magra de ECC. Em seguida, é preciso avaliar se cada animal se encontra com ECC dentro das recomendações de acordo com sua fase de lactação. Para o) período de validade do iECC, todas as vacas de acordo com as fases de produção são categorizadas conforme as seguintes fases de produção: 100 dias com até 100 dias de produção; 2) vacas entre 100 e 200 dias de lactação; 3) vacas entre 200 e 305 dias de lactação; e 4) vacas com mais de 305 dias, secas ou ao parto.

Obtidos os dados de ECC de acordo com cada fase, basta inserir no aplicativo +Leite ou na planilha e o iECC é gerado automaticamente. O usuário não permite a internet apenas para baixar o aplicativo ou planilha, pois todas as funcionalidades ficam disponíveis para download (sem necessidade de programação).

Caso o produtor não saiba avaliar o ECC do animal de maneira visual, a régua Vetscore , ferramenta simples desenvolvida pela Embrapa Rondônia, pode auxiliar na identificação de animais com ECC adequado. O dispositivo Vetscore é formado por duas regras articuladas que, ao serem posicionadas sobre a garupa do animal, indicam sua condição corporal.

Os detalhes com o passo a ser utilizado para a elaboração deste índice, os informativos e mais informações podem ser acessados no comunicado técnico, clique aqui.

Aplicativo +Leite

A Embrapa Rondônia e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) lançaram o +Leite em 2020. Ele faz o diagnóstico da zootécnica da propriedade leiteira de forma rápida, simples e intuitiva.

Em apenas uma visita, no tempo necessário para o técnico avaliar o ECC de todas as vacas do rebanho, já é possível obter o diagnóstico produtivo do rebanho. A ferramenta atende à maioria dos sistemas de leite no Brasil.

O +Leite permite que qualquer rebanho, com o mínimo de estágios (data de parto, outras fases de estágio e escore de condição corporal), possa ser avaliado e comparado com sua própria realidade ou com o tempo de funcionamento. Os modelos matemáticos e os índices produtivos têm impacto na produtividade e podem avaliar o uso do potencial da propriedade. Clique aqui e baixe este aplicativo gratuitamente e disponível para Android.

Renata Silva (MTb 12.361/MG)

Embrapa Rondônia

Perguntas da imprensa

rondonia.imprensa@embrapa.br

Número de telefone: (69) 3219-5011