O Governo Federal lançará, nesta terça-feira (22), o Plano Safra 2021/22, que traz os recursos do crédito rural para apoiar a agropecuária nacional. A cerimônia ocorrerá às 16h30 (horário de Brasília), no Palácio do Planalto, com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina.

A cerimônia será transmitida pela EBC e pelas redes sociais do Planalto e do Mapa.

Após o lançamento, ocorrerá uma coletiva de imprensa com secretário e diretores do Mapa, no Salão Leste, 2º andar no Palácio do Planalto.

Segundo informações do Canal Rural, o Plano Safra 21/22 deve ser o pior dos últimos anos para o produtor. Para o comentarista Miguel Daoud, esse será um dos piores Planos Safras disponibilizados devido a liberação do recurso e as altas taxas de juros, que devem dificultar o acesso ao crédito rural. “Este será o pior Plano Safra dos últimos anos em função da elevação dos custos de produção, além da redução da taxa de subsidio da taxa de juros. Portanto haverá muita dificuldade de alcançar valores adequados”, diz.

“Houve um grande atraso para aprovação do Plano Safra, que ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional, depois para o ministério, para os bancos, o que depende de uma janela de tempo e o produtor rural não possui mais tempo para esperar”, pondera o comentarista.