A sobressemeadura de aveia em pastagens tropicais irrigadas durante o inverno reduz o uso de alimentos concentrados e volumosos conservados. É recomendada para pastagens de clima tropical (braquiarião, braquiária, colonião, capim elefante) ou subtropical (coastcross, grama-estrela, tifton), com a finalidade de aproveitamento de área e de irrigação, numa época em que os dois fatores ficariam ociosos pela limitação de crescimento do pasto tropical.

Para enfrentar o período frio e seco do ano, os pecuaristas têm algumas alternativas para minimizar as consequências da escassez de pastagem, comum nesta época em algumas regiões do país.

Uma das possibilidades para o sudeste e centro-oeste é o cultivo de espécies forrageiras de clima temperado por sobressemeadura em áreas de pastagens tropicais.

A aveia e o azevém, cultivados em consórcio com o capim, tem bom potencial de produzir forragem mesmo nesta época fria e servem para alimentação de vacas leiteiras entre junho e setembro. Segundo o engenheiro agrônomo André Novo, durante o inverno, as pastagens tropicais reduzem o acúmulo de matéria seca e o gado precisa ser alimentado com outras alternativas de forragem, como cana de açúcar, silagem e até mesmo com mais de ração. A sobressemeadura permite diminuir os gastos com o fornecimento de suplementação e melhorar a produção de forragem. Dessa forma, os animais terão acesso a pastagens de alto valor nutritivo durante toda a estação seca, prolongando o período de pastejo e, ainda, será possível reduzir as despesas com a aquisição de ração.

No entanto, uma característica pode limitar o uso dessa tecnologia no sudeste e centro-oeste. Forrageiras de clima temperado precisam de umidade para o desenvolvimento. Assim, essa alternativa somente é viável em regiões de inverno chuvoso ou em áreas irrigadas nas demais regiões. A fertilidade do solo é outro fator importante para o sucesso da sobressemeadura, porque as forrageiras de inverno são bastante exigentes.

Os produtores que optarem pela sobressemeadura de capins de inverno devem se preocupar com o manejo adequado da pastagem. A pastagem tropical não deve estar com resíduo alto, porque pode haver competição excessiva com as gramíneas temperadas, levando ao fracasso no estabelecimento da nova pastagem.

Na unidade assistida pelo ATeG/Balde Cheio em Luz, de propriedade do produtor Ailton Rosa, é a primeira vez que a aveia está sendo usada em sistema sobressemeado junto com o Mombaça e a Grama Estrela, mais detalhes podem ser vistos no vídeo, onde Guilherme e Alex explicam mais sobre o uso dessa tecnologia na fazenda.