Frederico Garcia Lima é médico veterinário, trabalha desde 2006 com consultoria gerencial em fazendas de leite, atuando em várias propriedades, inclusive com fazenda ranqueada no top 100 do Milkpoint. Tem pós-graduação em Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solos. Trabalhou junto com empresas de consultoria, como a Equipe Prodap (hoje Exagro) e no Educampo. Possui ainda diversos cursos na área de gestão e Educação Financeira, atuando hoje pela sua empresa, a GL Consultoria.

Sabia que criar suas novilhas pode estar te levando à falência?

Recriar as novilhas é uma despesa alta que você tem em seu fluxo de caixa. Elas consomem leite, ração, mineral, água (ou a energia para bombear esta água), cercas, cochos, medicamentos, vacinas, mão de obra, além da terra que ocupam.

Quando você soma cada um destes itens, que são todos itens de desembolso, é fácil observar que há uma importante saída de caixa para custear estes animais.

Bom, mas você precisa das novilhas para reposição ou crescimento do meu rebanho, certo?

Correto! Ter novilhas para reposição é necessário na Pecuária de Leite.

A diferença está no equilíbrio. É preciso lembrar que quem paga a conta todo mês na Pecuária de Leite, é o leite produzido pelas vacas em lactação. Para isto, há um indicador para ser acompanhado. Qual o percentual de vacas em lactação em relação ao total de rebanho. O Benchmarking para este indicar é que mais de 42% dos animais sejam vacas em lactação, para os rebanhos onde se recriam todas as novilhas.

Quando você faz as contas e vê que menos de 42% dos seus animais são vacas em lactação, você sabe que pode reduzir seu custo!

Aí é preciso avaliar:

Qual o ganho de peso médio de suas bezerras e novilhas?

Se o ganho de peso estiver baixo, suas novilhas demorarão a entrar em reprodução e vão demorar a parir. Assim, com mais bezerras e novilhas sendo recriadas, seu custo de recria fica maior.

Qual a idade média do primeiro parto de suas novilhas?

Se suas novilhas demorarem a parir, você terá mais animais em recria, o que elevará seu custo com a cria. Quando as novilhas parem e entram em produção, elas começam a gerar renda, o que ajuda a diluir os custos, melhorando a rentabilidade de seu sistema. O ideal é que suas novilhas tenho o primeiro parto o quanto antes, lógico, dependo de seu sistema de produção. De modo geral, em sistemas menos intensivos o ideal é que a idade ao primeiro parto das novilhas não ultrapasse os 30 meses, e em sistemas mais intensivos, que seja o mais próximo possível de 24 meses para que se consiga equilibrar os custos com a recria.

Qual o percentual de vacas em lactação com relação ao total de vacas?

Este indicador também é importante, quando estamos tratando de Estrutura de Rebanho e equilíbrio de custos. O indicador de referência para este número é que em média se tenha mais de 82% de vacas em lactação em relação ao total de vacas de seu rebanho. Se você tem muitas vacas secas, isto pode indicar, por exemplo, um déficit de reprodução em suas vacas, que quando superado, com certeza irá trazer retorno financeiro para seu negócio.

Portanto, quando você verificar seus números e encontrar indicadores relacionados a Estrutura de Rebanho inferiores ao indicado, significa que você tem a oportunidade de reduzir o custo de sua atividade e melhorar sua rentabilidade.