Frederico Garcia Lima é médico veterinário, trabalha desde 2006 com consultoria gerencial em fazendas de leite, atuando em várias propriedades, inclusive com fazenda ranqueada no top 100 do Milkpoint. Tem pós-graduação em Nutrição de Plantas e Fertilidade de Solos. Trabalhou junto com empresas de consultoria, como a Equipe Prodap (hoje Exagro) e no Educampo. Possui ainda diversos cursos na área de gestão e Educação Financeira, atuando hoje pela sua empresa, a GL Consultoria.

Sabia que nas fazendas de maior rentabilidade na pecuária leiteira, 50 a 60% da renda total com leite são gastos com alimentação do rebanho e mão de obra? Por que isto é importante, e por que saber disto pode mudar minha realidade?

Bom, primeiro que isto já é um benchmarking, um indicador de referência, que significa que, se meus números não estão parecidos com estes, eu tenho uma margem para melhorar minha rentabilidade.

O segundo é que, estamos falando de controlar 50 a 60% dos custos em relação à minha renda com a venda de leite em apenas três centros de custo: mão de obra, custo com concentrados e minerais e custo com volumosos (silagem, cana-de-açúcar, capim, pastagem, etc.) para o gado.

Ou seja, se eu anotar e tiver um conhecimento aprofundado destes itens no custo de produção, terei a oportunidade de criar alternativas, de pensar em estratégias de redução de custo para cada um destes itens, que como você sabe, são seus maiores gastos.

Para exemplificar esta conversa, vamos imaginar que você compre anualmente os adubos para suas pastagens à medida da necessidade, ou seja, compra o adubo que será distribuído nas forragens naquele mês, o que te dá uma média de R$110,00 por saco de adubo. Tendo este número em mãos você resolve avaliar e percebe que, se tivesse feito a compra de todo o adubo no mês de junho e estocado, teria pago em média R$93,50 por saco de adubo. Esta diferença de preço é de 15%, ou seja, você está pagando 15% mais caro em seus adubos por não fazer a compra antecipada.

Agora, com este número em mãos, você pode avaliar opções de redução de custo. Se não tem todo o capital para comprar o adubo antecipadamente, você pode estudar a possibilidade de adquirir um crédito, e avaliar se os juros que pagará pelo custeio será menor que 15 %, no período analisado.

Você tem em mãos a oportunidade de reduzir o seu custo e aumentar sua rentabilidade, e este aumento de rentabilidade se tornou possível a partir do momento que você passou a ter conhecimento de seu custo de produção.